Aposto que você gosta de batata frita! Acertei?
E você já se perguntou de onde vem aqueles deliciosos palitinhos amarelos e crocantes?
Imagino que muitos devem estar afirmando, categoricamente: "oras, é a raiz de uma planta!". Pois saibam vocês que esta resposta não é assim tão simples.
Em primeiro lugar, existem vários tipos diferentes de raiz e de caules, sendo que uns as vezes se parecem com os outros!
A princípio, as raízes das plantas, que normalmente são subterrâneas (mas nem sempre!), podem ser de dois tipos: pivotantes ou fasciculadas. As raízes pivotantes são das plantas dicotiledôneas, e são aquelas que tem um sistema ramificado, em que há uma raíz principal da onde emergem raízes secundárias. E raízes fasciculadas são encontradas em plantas monocotiledôneas, são aquelas raízes do tipo "cabeleira", em que não há raíz principal, apenas várias raízes mais finas.
Mas a história não pára por aí... Algumas plantas dicotiledôneas podem acumular reservas de energia nas raizes, o que significa que possuem raízes tuberosas... algumas plantas acumulam reservas na raiz primária ou principal, como é o caso da beterraba e da cenoura, e algumas dicotiledôneas podem acumular reservas nas raíses secundárias, como a batata-doce!
"- Psôra, ô psôra! Então a batata é uma raiz? Uma raiz secundária??"
Não! Acreditem ou não, a batata-doce pode ser bem parecida com a batata inglesa, que é a batatinha que usamos normalmente para fazer batata cozida, purê ou fritas... mas não é nem da mesma família!
Agora, chegamos aos caules... o caule é a estrutura que dá suporte à planta, e por isso o tipo mais comum é o caule aéreo... entretanto, assim como a maioria das raízes, os caules também podem ser subterrâneos (e em algumas plantas, até aquáticos!).
Os caules aéreos podem ser de vários tipos, como troncos, estipes, colmos,suculentos, trepadeiras... já os caules subterrâneos podem ser rizomas, tubérculos ou até a base de estruturas complexas chamadas bulbos, como a cebola... mas isso não vem ao caso agora!
No caso da batata inglesa, seu caule é subterrâneos e ramificado, sendo que essas ramificações do caule armazenam energia, formando tubérculos, assim como acontece com as raízes tuberosas.
"- Mas psôra, se você está dizendo que este caule é subterrâneo, como pode ter certeza que ele não é na verdade uma raiz?"
Simples. Porque os caules tem uma propriedade diferente das raízes: quando eles se ramificam, uma estrutura chamada "gema" permanece na axila da ramificação. Quando podemos observar gemas nas axilas das ramificações, podemos ter certeza que se trata de um caule.
Dessa forma, podemos concluir com toda a certeza, galera:
Batata (inglesa) é um caule!
Ilustraçao de Sandro Castelli retirada do site: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/qual-diferenca-entre-raiz-tuberosa-tuberculo-bulbo-caule-cebola-batata-beterraba-511193.shtml
uao...fiquei surpreso afinal de contas a batate e caule!!!
ResponderExcluirgostei da historinha
ResponderExcluirgostei bastante
ResponderExcluirAgora complicou porq sempre soube q batata era raiz is luvros também informavam q batatas sao raízes. Agoea como explicar para meus alunos do terceiro ano q bata inglesa nao écraiz?
ResponderExcluirAprendendo a escrever direito
ExcluirAgora complicou porq sempre soube q batata era raiz is luvros também informavam q batatas sao raízes. Agoea como explicar para meus alunos do terceiro ano q bata inglesa nao écraiz?
ResponderExcluirMas Rai munda, acho que depende da planta, no caso da batata doce, é uma raiz tuberosa assim como a cenoura. A batata segundo a postagem me parece ser um caule tuberoso.
ExcluirAprendí que a batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo. Então ela é um caule tuberoso?
ResponderExcluirSe voces observarem bem vão ver que a batata doce também tem nó
ExcluirË um caule subterrâneo rico em material nutritivo. A característica marcante que diferencia a raiz tuberosa do tubérculo é a presença de botões vegetativos (ou gemas), popularmente chamados de olhos.
ResponderExcluirMuito bom o texto,essa dúvida ainda é muito comum. Em uma feira poderíamos levar nossos alunos pra na prática dividir esses conhecimentos com as dona de casa :)
ResponderExcluirMeus pais acharam que era raiz e eu acertei falei que era caule.
ResponderExcluir